Os 20 melhores filmes de ficção científica para você refletir!

Compartilhar a Arte faz bem:
Os 20 melhores filmes de ficção científica.
Os 20 melhores filmes de ficção científica.

Seja em livros ou em filmes, as histórias de ficção cientifica são necessárias para a nossa sociedade, são elas que nos fazem refletir sobre o nosso mundo e como podemos evitar que ele se transforme em um verdadeiro pandemônio social.

Listamos alguns clássicos da ficção cientifica, muitos que marcaram para sempre o cinema e que inspiram os filmes até hoje!

1. Interestellar – (2014)

Porque meu pai me prometeu” – O primeiro filme da lista traz um visual incrível, uma história cheia de ficção cientifica e ainda consegue emocionar muito seus telespectadores. Nessa história, vemos a Terra chegando ao seu fim, com suas reservas naturais quase extintas. Por conta disso, um grupo de astronautas recebe a missão de verificar possíveis outros planetas para a população migrar. O fazendeiro Cooper (Mattthew McConaughey) é chamado para liderar essa tropa e aceita missão para salvar os seus filhos, mesmo sabendo que nunca mais os verá. O filme levou o Oscar de Melhores Efeitos Visuais!

2. 2001: Uma Odisséia no Espaço – (1968)

Um dos maiores clássicos filmes de ficção científica da história, o longa é uma adaptação de um conto de Arthur C. Clarke, que fornece uma conexão entre passado e futuro através de um monolito negro imponente na era pré-histórica do homem. Milhões de anos depois, astronautas são enviados a Júpiter para investigar o monólito, porém seus computadores tentam assumir o controle de sua nave, resultando em um grande confronto entre homem e máquina e viagens pelo tempo e espaço. A consagrada produção entrou para a história do cinema, tornando-se uma das maiores referências do gênero.

3. Blade Runner – O Caçador de Androides – (1982)

Outro grande clássico revolucionário de ficção cientifica, Blade Runner nos apresenta uma corporação chamada Tyrell que desenvolveu androides para serem usados como escravos em colônias fora da Terra, identificados como replicantes. A narrativa traça a história pela perpectiva de Deckard (Harrison Ford), ex-policial chamado para caçar alguns desses replicantes que fugiram para Los Angeles. O filme foi baseado em um livro do conceituado autor de ficção cientifica, Phillip K. Dick, “Androides Sonham Com Ovelhas Elétricas?”, e é maior referência de representação do cenário do gênero. Ele também ganhou uma sequência, “Blade Runner 2049”, em 2017.

4. Avatar – (2009)

Essa ficção científica, que tem 40% de suas cenas gravadas com atores reais, levou quase 15 anos para ser produzida. A história de Avatar se passa no exuberante mundo alienígena de Pandora, uma terra rica em fauna e flora, onde vivem os Na’vi. Pandora é muito tóxica, por isso foram criados corpos biológicos controlados pela mente humana para habitar o planeta. Jake Sully (Sam Worthington), um ex-fuzileiro, apaixona-se por uma Na’vi (Zoë Saldaña), e com os crescentes interesses no planeta, precisa escolher um lado nesse conflito. A produção rendeu três Oscars, e mais seis indicações.

5. Matrix – (1999)

Repleto de analogias antropológicas, a obra nos apresenta Thomas (Keanu Reeves), um rapaz constantemente atormentado por pesadelos em que se vê conectado por cabos. Em meio a tanto sonhos, Thomas começa questionar a própria realidade, teoria que se torna mais plausível quando conhece Morpheus (Laurence Fishburne) e Trinity (Carrie-Anne Moss), que o apresentam à Matrix: uma inteligência artificial que manipula a sociedade e usam os corpos para produzir energia. “Matrix” foi um marco histórico no cinema, faturando 4 Oscars em 2000 e com duas sequências: “Matrix Reloadead” (2003) e “Matrix Revolutions” (2003).

6. Ex_Machina: Instinto Artificial – (2014)

Caleb (Domhnall Gleeson), é um jovem programador, funcionário da maior empresa de informática do mundo, que vence uma competição para passar uma semana em um refúgio nas montanhas do executivo-chefe da empresa, Nathan Bateman (Oscar Isaac). No local, ele terá que testar a nova inteligência artificial criada por Nathan, cujo corpo é o de uma bela mulher. No entanto, com o avanço dos testes, Caleb vai parar em uma batalha psicológica, onde a lealdade se divide entre homem e máquina. Tamanha realidade nos gráficos da mulher robô fez o filme levar o Oscar de Melhores Efeitos Visuais, em 2016.

7. A.I. – Inteligência Artificial – (2001)

Pode preparar o lencinho, porque essa ficção é uma das mais emocionantes que você verá por aqui! Trata-se da história de David Swinton (Haley Joel Osment), o primeiro menino-robô com programação para amar, que é adotado por um casal que está prestes a perder o filho doente. David, aos poucos, torna-se, de fato, um filho, porém certas circunstâncias os afastam.  Diante do constante conflito entre o mundo dos humanos e o das máquinas, o garotinho embarca em uma jornada emocional inesquecível para descobrir seu verdadeiro lugar.

8. O Exterminador do Futuro – (1984)

Nessa clássica ficção, acompanhamos um exterminador (Arnold Schwarzenegger), enviado do ano de 2029 para matar Sarah Connor (Linda Hamilton), mãe de um líder rebelde da guerra entre humanos e máquinas que destruiu o mundo. O exterminador precisará enfrentar o protetor de Sarah (Michael Biehn) para cumprir sua missão. Esse clássico, que marcou a cultura pop e a carreira de Arnold, ganhou uma série de televisão e cinco sequencias no cinema, com a última prevista para lançamento em 2019, trazendo novamente Linda Hamilton ao papel que marcou sua carreira.

9. Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança – (1977)

Star Wars é uma das franquias de fantasia científica com mais fãs pelo mundo. A primeira trilogia tem um trio principal formado por: Luke Skywalker (Mark Hamill), Han Solo (Harrison Ford) e Princesa Leia (Carrie Fisher), lutadores da Aliança Rebelde que buscam derrotar o tirano Império Galáctico. Simultaneamente, existe a jornada de Luke, que luta para se tornar um cavaleiro Jedi e derrubar o ex-jedi Darth Vader. Do tipo space opera, a produção conta com uma série de oito filmes, sendo o último lançamento: Star Wars Episódio VIII: Os Últimos Jedi (2017), além de alguns spin-offs, como Rogue One: Uma História Star Wars (2016) e Han Solo: Uma História Star Wars (2018). 

10. Alien – O Oitavo Passageiro – (1979)

Ao retornar para a Terra, uma nave espacial recebe sinais estranhos vindos de um asteroide. Um dos tripulantes é atacado por um ser misterioso durante a investigação no local e, sem saber, leva para dentro da nave o embrião alienígena, que cresce e se torna, cada vez mais, uma maior ameaça.

Alien ganhou o Oscar de Melhores Efeitos Visuais em 1980, e
teve mais três continuações: Aliens, O Resgate (1986), Alien 3 (1992) e Alien – A Ressurreição (1997) e dois spin-offs: Prometheus (2012) e Alien: Covenant (2017).

11. Planeta dos Macacos – (1968)

Essa franquia americana conta a história de um mundo onde os seres humanos e macacos inteligentes se confrontam. Quatro continuações seguiram o filme original entre 1970 e 1973: De Volta ao Planeta dos MacacosFuga do Planeta dos Macacos, Conquista do Planeta dos Macacos A Batalha no Planeta dos Macacos. Mais tarde, pudemos ver um remake de Tim Burton, em Planeta dos Macacos (2001), e um reboot iniciado com Planeta dos Macacos: A Origem (2011), e Planeta dos Macacos: O Confronto (2014) e Planeta dos Macacos: A Guerra, lançado em 3 de agosto de 2017.

12. O Dia em que a Terra Parou – (1951)

O filme, baseado no conto Farewell to the Master, do escritor Harry Bates, se passa em Washintgton, capital dos Estados Unidos, onde um disco voador pousou com um único tripulante a bordo: Klaatu (Michael Rennie), um ser que veio pedir paz aos terráqueos, mas que é atingido por um soldado, ao ser confundido com uma criatura ameaçadora. Gort (Lock Martin), seu robô acompanhante, fica furioso e destrói o capitólio. Para cessar o ataque, Klaatu aceita ir a um hospital, onde conhece um pouco mais sobre a vida dos humanos. A obra teve uma refilmagem em 2008, com Keanu Reeves.

13. De Volta Para o Futuro – (1984)

Um dos principais filmes que vem à cabeça quando o assunto é viagem no tempo, De Volta Para o Futuro conta a história de Marty McFly (Michael J. Fox), um garoto californiano que é transportado para o passado, em 1955, em um erro de experimento. Marty viaja em um carro modificado pelo tempo, onde conhece as versões jovens de seus pais para fazer com que eles se apaixonem, e ele, Marty, possa nascer. O filme ganhou continuação em 1989, com De Volta Para o Futuro 2, e, e no ano seguinte, com De Volta Para o Futuro (1990).

14. Star Trek – (2009)

Vida longa e próspera!” – Baseada em uma das séries de ficção cientifica mais conceituadas da cultura pop, Star Trek conta a história do jovem rebelde Kirk (Chris Pine) que recebe um convite para fazer parte da nova formação da Frota Estelar. Lá, conhece Spock (Zachary Quinto), um vulcano mestiço, que é completamente o seu oposto em seu estilo de ser, mas ambos percebem que esse oposto pode ser um ótimo benefício para viverem grandes aventuras a bordo da U.S.S. Enterprise! O filme ainda ganhou mais duas continuações, em 2013 e em 2016.

15. Presságio – (2009)

Nada acontece por acaso e, em Presságio, não é diferente. Um grupo de alunos desenha cartas de como imaginam ser o futuro. Todo material foi preservado em uma cápsula do tempo, para ser aberto 50 anos depois. Os documentos de uma garota caem nas mãos de Caleb Koestler (Chandler Canterbury), filho do professor John Koestler (Nicolas Cage), que logo os decodifica, descobrindo que previam tragédias e o número de mortos nos últimos 50 anos, incluindo catástrofes com proporções globais que ainda estão para acontecer. Então o educador vai atrás da filha e da neta do autor profético para pedir ajuda.

16. Jogador Nº1 – (2018)

Um deleite para os fãs de cultura pop, Jogador Nº1 traz inúmeras referências cinematográficas e do mundo dos jogos em um futuro distópico em 2044, onde Wade Watts, assim como toda humanidade, escolhe a realidade virtual do jogo OASIS ao mundo real. Com a morte do criador do jogo, os jogadores precisam montar um quebra-cabeça para conquistar seus bens e virar o novo dono da realidade virtual. No entanto, o desafio se baseia no abandono do webmundo e a aceitação da vida que Watts sempre fugiu, o que inclui conhecer pessoas e derrotar um maléfico vilão.

https://www.youtube.com/watch?v=KmaD-PPHD3M

17. Jurassic Park – (1993)

John Hammond (Richard Attenborough) criou um parque trazendo dinossauros como habitantes, recriados graças a um inseto fossilizado que sugou o sangue deles. Ian Malcolm (Jeff Goldblum), Alan Grant (Sam Neill) e Ellie Sattler (Laura Dern) fazem parte do pequeno grupo para visitar essa ilha. Porém, após uma queda de energia, vários predadores estão à solta! O filme ganhou mais 3 sequências e ganhará uma nova em 2021!

18. Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças – (2004)

Se você já desejou que existisse algum procedimento que te fizesse esquecer alguém, vai adorar essa ideia! Nesse dramático filme de ficção cientifica, vemos a história de Joel (Jim Carrey) e Clementine (Kate Winslet), que formaram um lindo casal por anos. Certo dia, Joel se decepciona ao saber que a sua ex-namorada utilizou um procedimento experimental para apagá-lo completamente de sua memória. Magoado, por ainda estar apaixonado, ele decide fazer o mesmo experimento. Porém, no meio do caminho, ele desiste de esquecê-la e precisa correr para tentar avisar aos cientistas. O filme ainda rendeu o Oscar de Melhor Roteiro Original!