Os 21 melhores filmes de faroeste para você apreciar

Compartilhar a Arte faz bem:
Os 21 melhores filmes de faroeste para você apreciar

Filmes de bang bang fascinaram e ainda fascinam milhões fãs dos filmes de faroeste. Talvez por conta de retratarem um mundo fascinante, mas que não existe mais, pelas paisagens deslumbrantes e selvagens ou pelas atuações de grandes nomes eternizados pelo cinema, como John Wayne, Charles Bronson e Clint Eastwood. A questão é que os filmes de velho oeste ainda arrebatam uma legião de fãs mesmo entre o público mais jovem.

O faroeste antigo resultou em clássicos atemporais, muitos deles com releituras e versões modernas. Alguns estilos, como o western spaghetti – filmes com produção ítalo-americanas – deram ao mundo histórias inesquecíveis, como a trilogia dos dólares (Por um Punhado de Dólares, Por uns Dólares a Mais e Três Homens em Conflito) e é claro que estes clássicos não podem ficar de fora de qualquer lista de filmes de faroeste que se preze, então, obviamente eles estão na nossa.

Na lista que preparamos para você, estão os melhores filmes de faroeste para você apreciar. Então prepare-se para maratonar com o melhor que existe entre os filmes de spaghetti western, faroeste antigo, filmes de bangue-bangue e os novos clássicos modernos do velho oeste. Vem com a gente!

1. Django Livre – (2012)

Escrito e dirigido por Quentin Tarantino, o filme é situado no sul dos Estados Unidos, poucos anos antes da Guerra Civil, Django (Jamie Foxx) é um escravo cuja história leva-o a se encontrar com o caçador de recompensas alemão Dr. King Schultz (Christoph Waltz), que está no encalço dos irmãos Brittle, dois assassinos perigosos, mortos ou vivos.

Apenas Django pode levá-lo à sua recompensa, se dispondo a ajudá-lo na missão em troca de sua liberdade. A busca de Django e Schultz acaba por levá-los a Calvin Candie (Leonardo DiCaprio), o proprietário de “Candyland”, uma plantação onde os escravos são “treinados” para lutar uns contra os outros por esporte e agrado de seu “mestre”.

2. Os Oito Odiados – (2015)

Mais uma produção Tarantinesca. No período pós-Guerra Civil americana, uma diligência atravessa a paisagem invernal do estado de Wyoming. Entre os passageiros estão o caçador de recompensas John Ruth (Kurt Russell) e sua prisioneira Daisy Domergue (Jennifer Jason Leigh). Ao longo da estrada, eles se deparam com dois estranhos: o major Marquis Warren (Samuel L. Jackson), um ex-soldado negro transformado em infame caçador de recompensas, e Chris Mannix (Walton Goggins), um renegado sulista que alega ser o novo xerife da cidade.

Durante a viagem eles se juntam a quatro desconhecidos; Bob (Demian Bichir), Oswaldo Mobray (Tim Roth), o carrasco do Red Rock, Joe Gage (Michael Madsen) e o general confederado Sanford Smithers (Bruce Dern).

Quando uma forte nevasca recai sobre eles, estes oito viajantes descobrem que talvez não cheguem ao seu destino.

3. Sete Homens e Um Destino – (2016)

O diretor Antoine Fuqua traz uma visão moderna para a história clássica de 1960 em Sete Homens e Um Destino. Em 1879, o barão e magnata da mineração de ouro Bartholomew Bogue (Peter Sarsgaard) assume o controle da cidade americana de Rose Creek submetendo seus moradores a trabalhos forçados em suas minas.

Os moradores, desesperados, contratam sete homens: Sam Chisholm (Denzel Washington), um marechal afro-americano dos Estados Unidos e líder dos Sete; Joshua Faraday (Chris Pratt), um jogador com um gosto por explosivos e truques de cartas; Goodnight Robicheaux (Ethan Hawke), um ex-soldado confederado e atirador de elite; Billy Rocks (Byung-hun Lee), um imigrante coreano hábil com facas; Jack Horne (Vincent D’Onofrio), um homem da montanha; Vasquez (Manuel Garcia-Rulfo), um fora-da-lei mexicano que está foragido há vários meses, e Red Harvest (Martin Sensmeier), um guerreiro Comanche exilado e o mais novo dos Sete.

Enquanto se preparam para o violento confronto que sabem estar cada vez mais próximo, esses sete mercenários se descobrem lutando por algo mais do que apenas dinheiro.

Veja também o trailer do filme de 1960.

4. Três Homens em Conflito – (1966)

Clint Eastwood é um pistoleiro profissional sem nome apelidado de Blondie que está tentando ganhar alguns dólares. Angel Eyes (Lee Van Cleef) é um matador que faz qualquer serviço desde que seja pago para isso. E Tuco (Eli Wallach) é um bandido procurado tentando sobreviver.

Quando Blondie e Tuco se deparam com uma carruagem de cavalos carregada de cadáveres, encontram um único sobrevivente que lhes dá informações sobre um estoque de ouro que ele e outros homens enterraram em um cemitério. O homem morre em seguida e, agora, a dupla deve se manter viva enquanto Angel Eyes, o matador, descobre que eles sabem a localização do ouro.

5. Bravura Indômita – (2010)

O assassinato de seu pai leva uma adolescente chamada Mattie Ross (Elizabeth Marvel) a buscar justiça com as próprias mãos. Ela recruta Rooster Cogburn (Jeff Bridges) para o trabalho. Ele aceita o pagamento, mas não fica feliz quando a garota diz que quer segui-lo. Sua odisseia os leva de Fort Smith, Arkansas, até o interior do Território Indígena, em uma jornada em busca de vingança.

O filme, que é um remake da versão de 1969, estrelada por John Wayne, foi indicado a 10 Ocars, nas categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor (Joel e Ethan Coen), Melhor Ator (Jeff Bridges), Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Atriz Cadjuvante (Haille Steinfeld), Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino, Melhor Edição de Som e Melhor Mixagem de Som.

Veja também o trailer do filme de 1969.

6. Rastro de Maldade – (2015)

Kurt Russel é o xerife Hunt que, junto com seu assistente, Chicory, interpretado por Richard Jenkins, é chamado para falar com um forasteiro suspeito que acaba de chegar ao condado de Bright Hope. O homem tenta fugir, mas é baleado na perna por Hunt, que o leva para ser tratado pela enfermeira Samantha O’swyer (Lili Simmons). Durante a madrugada, a delegacia é atacada por índios selvagens que sequestram Samantha, o prisioneiro e o subdelegado Nick. Hunt junta uma equipe e parte em uma perigosa jornada para resgatá-los.

7. Os Indomáveis – (2007)

Ben Wade (Russel Crowe) é um perigoso assaltante do velho oeste americano que realiza mais um assalto organizado. Após o crime, Wade foge para uma pequena cidade onde acaba preso. Dan Evan (Christian Bale) é um jovem rancheiro que se voluntaria para formar um grupo encarregado de transportar Wade até a prisão de Yuma em um trem em troca de uma recompensa. O que parecia ser o transporte rotineiro de um prisioneiro se torna-se uma arriscada e perigosa missão quando os integrantes do bando de Wade tentam resgatá-lo.

8. Era Uma Vez no Oeste – (1968)

O filme conta a história de uma cidade aterrorizada por Frank, um criminoso impiedoso interpretado por Henry Fonda, que trabalha para os poderosos e corruptos donos de uma ferrovia no velho oeste americano. Com a chegada de Harmonica (Charles Bronson), um misterioso pistoleiro, Jill McBain (Claudia Cardinale), uma mulher oprimida e desesperançosa, encontrará a ajuda que tanto precisa.

9. Por Um Punhado de Dólares – (1964)

Um homem sem nome (Clint Eastwood) chega a San Miguel, uma cidade mexicana quase deserta, e conhece Silvanito (José Calvo), um barman que explica a ele que a única maneira de se ganhar dinheiro ali é à custa de sangue. A cidade é disputada por duas gangues rivais, os Rojos e os Baxters, fato usado pelo personagem de Eastwood, que imediatamente trata de colocá-los uns contra os outros para seu próprio lucro. Logo sua pilha de dólares será tão grande quanto a pilha de corpos que começa a se acumular pela cidade.

10. O Homem que Matou o Facínora – (1962)

O filme conta a história de um homem chamado Ransom Stoddard, um senador que é entrevistado por um repórter ao voltar a cidade onde passou a juventude para comparecer ao velório de um velho amigo (John Wayne). Durante esta entrevista, Ransom conta toda a história de como sua fama começou quando Liberty Valance (Lee Marvin), um perigoso pistoleiro que aterrorizava a cidade, foi morto.

11. Os Brutos Também Amam – (1953)

O enigmático pistoleiro Shane (Alan Ladd) cavalga em uma pequena cidade do estado de Wyoming com a esperança de se estabelecer como um lavrador. Aceitando um emprego na fazenda de Joe Starrett (Van Heflin), Shane é arrastado para uma batalha entre o povo da cidade e o implacável barão do gado Rufus Ryker (Emile Meyer). A crescente atração de Shane pela esposa de Starrett, Marian (Jean Arthur), e sua predileção por seu filho Joey (Brandon de Wilde), que o idolatra, forçam-no a se envolver no conflito.

12. Meu Ódio Será Sua Herança – (1969)

Um bandido (William Holden) e sua gangue, em fuga do exército mexicano e caçadores de recompensas, planejam roubar um trem do Exército dos Estados Unidos.

13. Por uns Dólares a Mais – (1965)

O homem sem nome (Clint Eastwood), apelidado de Manco, e o Coronel Mortimer (Lee van Cleef), hábil Caçador de Recompensas, estão atrás do famoso líder da gangue El Indio. O homem sem nome é motivado pelo dinheiro; o coronel, pela vingança. Depois que os dois caçadores de recompensa se chocam, eles deixam de lado suas diferenças e se unem para capturar Índio. Como parte de seu plano, Manco se infiltra na gangue de Índio ao prender um de seus comparsas. No entanto, o plano não funciona como esperado.

14. Os Imperdoáveis – (1992)

Um velho pistoleiro (Clint Eastwood), seu ex-parceiro (Morgan Freeman) e um garoto rápido no gatilho vão até a cidade de Big Whisky atrás de uma recompensa oferecida por um grupo de prostitutas em busca de vingança após uma delas ser desfigurada e morta.

O filme foi indicado a nove Oscars em 1993, vencendo nas categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor (para Clint Eastwood), Melhor Ator Coadjuvante (para Gene Hackman) e Melhor Montagem.

15. O Estranho Sem Nome – (1973)

Neste faroeste, um andarilho sem nome (Clint Eastwood) entra em uma cidade pequena onde suas habilidades com armas podem ser bem recompensadas. Ao chegar à cidade, porém, é recebido com incredulidade e desaprovação. Mas, uma vez que suas habilidades são postas à prova, os moradores percebem que ele pode ser capaz de ajudá-los a afastar um bando de criminosos que estão aterrorizando a cidade.

16. Os Jovens Pistoleiros – (1988)

John Tunstall (Terence Stamp), um distinto cavalheiro britânico, emprega jovens oprimidos para cuidar de seu rebanho na Nova fronteira mexicana. Quando Tunstall é baleado pelo corrupto Lawrence G. Murphy (Jack Palance), um grupo desorganizado de vaqueiros – incluindo Doc Scurlock (Kiefer Sutherland), Richard Brewer (Charlie Sheen) e o jovem William “Billy the Kid” Bonney (Emilio Estevez) – saem em busca de vingança pela morte de seu amado mentor.

17. Jovens Justiceiros – (2001)

Quando os cidadãos de uma cidade do Meio Oeste descobrem que um corrupto barão da ferrovia pretende forçá-los a sair de suas terras em nome do progresso, um grupo de jovens agricultores une forças para reivindicar o que lhes é de direito, o que acaba tornando-os alvo da maior caçada humana na história do Velho Oeste. Mas nenhum deles é mais notório, venerado ou temido do que seu líder, um jovem bandido carismático chamado Jesse James (Colin Farrell).

18. Butch Cassidy – (1969)

Butch Cassidy (Paul Newman) e Sundance Kid (Robert Redford) são os dois líderes de uma gangue de assaltos a trens. Butch é quem arma os planos e Sundance a ação. O oeste está se tornando civilizado, assim, eles começam a ser perseguidos por um grupo especialmente encarregado de dar fim aos roubos. Não importa para onde fujam: cidades, rios ou montanhas, o grupo está sempre atrás deles, até que Butch decide fugir para a Bolívia. O filme é baseado em eventos reais.

19. Matar ou Morrer – (1952)

No dia de se casar e pendurar o distintivo, o marechal Will Kane (Gary Cooper) é informado de que um homem que ele mandou para a prisão anos antes, Frank Miller (Ian MacDonald), está voltando no trem do meio-dia para se vingar. Tendo inicialmente decidido fugir com sua esposa, Will decide que deve voltar e enfrentar Miller. No entanto, quando procura a ajuda das pessoas da cidade que ele protegeu por tanto tempo, Kane descobre que está sozinho e terá de enfrentar Miller e sua gangue por conta própria.

20. Maverick – (1994)

Bret Maverick (Mel Gibson) é um excelente jogador de pôquer profissional, tão hábil com as cartas quanto com uma pistola, mas também um mestre nas artimanhas para evitar a violência. Maverick pretender dar o grande golpe em um torneio de pôquer que acontecerá dentro de poucos dias em um luxuoso barco a vapor, mas, antes, precisa juntar três mil dólares para conseguir acesso ao torneio. Para isso, ele se une a Annabelle Bransford (Jodie Foster), uma trapaceira com um falso sotaque sulista, e ambos tentarão a sorte grande.

21. Dança com Lobos – (1990)

O Tenente Dunbar (Kevin Costner) assume uma nova missão onde entra em contato com a tribo Sioux, mas gradualmente se identifica e se aproxima deles. Dunbar se apaixona por uma de suas mulheres (Mary McDonnell) e torna-se um membro da tribo renegada, se tornando um traidor aos olhos de seu próprio povo. Dunbar deve decidir de que lado irá ficar, se seguirá seu coração ou trairá o seu amor.

O filme foi indicado em 12 categorias do Oscar, tendo vencido em 7: Melhor Filme, Melhor Direção (Kevin Costner), Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Fotografia, Melhor Trilha Sonora, Melhor Montagem e Melhores Efeitos Sonoros.