Os 23 melhores filmes infantis para você se divertir com toda a família!

Compartilhar a Arte faz bem:
Os 23 melhores filmes infantis para você se divertir com toda a família!

Apesar de chamarmos de filmes infantis, todo mundo adora assistir uma animação ou uma obra com aquela história cheia de fantasia e ingenuidade, não é mesmo? Se você tem crianças em casa, isso fica mais gostoso ainda, rever clássicos que marcaram a sua infância e ver a reação dos pequenos descobrindo-os, ou até descobrindo juntos!

Nesta lista, separamos os 23 melhores filmes infantis para assistir com toda a criançada e se divertir muito!

1. Meu Malvado Favorito – (2010)

Banana! O primeiro da lista conta a história de Gru, um supervilão que com a ajuda de um exército de pequenos seres amarelos (Mínios) e o dr. Nefario, planeja roubar a lua. Para tanto, precisa tomar de Vetor, ladrão responsável pelo roubo da Pirâmide de Gizé, um raio encolhedor que o ajudará nessa missão. No entanto, as três órfãs, Margo, Agnes e Edith, acabam se tornando seu maior desafio. O filme ganhou mais duas sequências (2013 e 2017), além de um spin-off em 2015, intitulado Minions.

Veja o trailer do spin-off “Minions“.

2. Os Incríveis – (2004)

Sr. Incrível, codinome de Roberto Pêra, é um super-herói que deixou a vida de combate ao crime após o governo banir o uso de superpoderes. Roberto, que sente falta da antiga rotina, enxerga o surgimento de um novo inimigo como uma oportunidade para voltar à ativa. Agora, o Sr. Incrível conta com a ajuda de toda a sua família, composta pela mulher elástica e duas crianças superpoderosas, para vencer o novo vilão. A sequência da produção, “Os Incríveis 2” (2018), que teve uma espera de ansiosos 14 anos para seu lançamento, foi indicado ao Oscar, concorrendo ao prêmio de Melhor Animação.

Veja o trailer de “Os Incríveis 2” lançado em 2018.

3. Toy Story – (1995)

“Tem uma cobra na minha bota!” – Na animação “Toy Story”, temos brinquedos ganhando vida! Os bonecos pertencem a Andy, que tem como seu preferido o cowboy Woody. A chegada de Buzz Lightyear, um incrível boneco astronauta, deixa-o enciumado, temendo perder sua posição de favorito. O filme, que foi o primeiro da história do cinema a ter sido feito totalmente por computação gráfica, faz parte da franquia que lançou mais duas sequências “Toy Story 2 (1999) e “Toy Story 3” (2010), que conseguiu o Oscar de Melhor animação em uma produção que emocionou não só a criançada, mas também muitos adultos. Em 2019, teremos o prazer de desfrutar de “Toy Story 4″.

4. Shrek – (2001)

Shrek é um ogro rabugento, morador de um pântano distante, onde criaturas de contos de fada aparecem, repentinamente, após terem sidos despejadas de seu reino pelo Lorde Farquaad. Determinado a voltar a ter sossego em seu lar, Shrek aceita ajudá-los a recuperarem suas casas e, para isso, fecha um acordo com o maldoso Lorde, onde precisa resgatar a princesa Fiona, em uma aventura engraçada que traz novas emoções e revelações ao ogro. Shrek encerrou a franquia em 2010, em seu quarto filme, “Shrek para sempre”, e ainda rendeu um spin-off, no ano seguinte, com “Gato de Botas”.

5. A Era do Gelo – (2002)

Em uma era em que o mundo era coberto por gelo, o mamute Manfred e a preguiça Sid acolhem um bebe humano esquimó e, com a ajuda de Diego, um tigre dente-de-sabre durão, embarcam em uma jornada para levá-lo de volta à sua família.

A direção do filme contou com a ajuda do cineasta brasileiro Carlos Saldanha, e concorreu ao Oscar de 2003 na categoria de Melhor Animação. O esquilo pré-histórico Scrat, que vive uma saga divertida para proteger sua querida noz de outros predadores, é uma das principais imagens da franquia infantil, que possui cinco filmes, sendo o último de 2016, “A Era do Gelo: o Big Bang”.

6. Monstros S.A. – (2001)

Localizada em uma dimensão paralela, a Monstros S.A, maior fábrica de sustos que existe, constrói portais que levam monstros para os quartos das crianças do mundo todo. Os sustos geram a energia que mantém a fábrica em funcionamento e a cidade abastecida. O monstrengo James Sulllivan, um dos mais assustadores da fábrica, e seu melhor amigo Mike, ao visitarem o mundo dos humanos, conhecem Boo, uma garotinha sem medo que vai parar no mundo dos monstros. A animação infantil ganhou uma sequência, “Universidade Monstros” (2013), que mostra como os dois amigos se conheceram.

7. Vida de Inseto – (1998)

“Eu sou uma linda borboleta” – Uma comédia infantil no minúsculo mundo dos insetos! Flik é uma formiga atrapalhada, mas bem-intencionada, que sempre causa problemas no lugar em que vive. Para salvar a colônia de um faminto bando de gafanhotos, Flik contrata guerreiros para defender o local, mas, mais uma vez, causa confusão quando descobre que, na verdade, eles são artistas de circo. A bagunça rende muita diversão, em momentos engraçadíssimos, traçando paralelos com situações do cotidiano da vida humana. A aventura também foi indicada como Melhor Trilha Sonora no Oscar de 1999.

8. O Rei Leão – (1994)

“Isto é viver, é aprender… Hakuna Matata!” – A clássica animação da Disney traz a história do jovem leão Simba, que assiste ao assassinato de seu pai, Mufasa, em uma emboscada organizada pelo seu tio Scar para roubar o trono do irmão. O leãozinho foge e acaba sendo criado pela atrapalhada dupla, Timão e Pumba, e, ao se tornar adulto, volta ao seu reino buscando vingança.

O filme levou o Oscar de Melhor Trilha Sonora e Melhor Canção Original, ganhou duas sequências em 1998 e 2004, e uma versão live action em 2019.

Confira o trailer da versão live action de 2019.

9. Frozen – Uma Aventura Congelante – (2013)

“Let It Go, Let It Gooo” – Nessa emocionante animação, vemos a jovem Elsa descobrindo que tem poderes congelantes, o que a afasta de todos por anos, inclusive de sua irmã caçula, Anna. Anos depois, quando se reencontram, Elsa acaba causando um acidente e resolve se isolar, o que resulta em um congelamento no reino. Agora, Anna precisa ir atrás da congelante familiar para pedir ajuda. O divertido filme conseguiu renovar as histórias de princesas da Disney, tendo uma protagonista destemida e que não precisa de um príncipe para salvá-la. A produção também ganhará uma sequência em novembro de 2019.

10. Como Treinar Seu Dragão – (2010)

Soluço é um adolescente viking, morador de uma ilha onde dragões são vistos como verdadeiros vilões. Ele se vê como a ovelha negra da família quando faz uma inusitada amizade com um dragão machucado, o Banguela, que muda a sua vida e da sociedade inteira onde vive quando percebe que, na verdade, os monstros não são vilões e que eles podem render uma longa parceria. A emocionante animação, que é baseada no livro de Cressida Cowell, foi um sucesso absoluto, rendendo duas indicações ao Oscar e mais duas continuações, em 2014 e 2019.

11. Os Goonies – (1985)

Os Goonies são um grupo de crianças, formado por Mickey (Sean Astin), Brand (Josh Brolin), Bocão (Corey Feldman), Dado (Ke Huy Quan) e Gordo (Jeff Cohen) que, após encontrarem um misterioso mapa, partem para uma busca ao tesouro. Seguindo pistas, os garotos entram em um mundo subterrâneo de passagens secretas, onde encontram armadilhas e desafios a serem enfrentados. Andy (Kerri Green) e Stef (Martha Plimpton) também se juntam a essa turma e embarcam nessa aventura cheia de descobertas e surpresas. O filme também conta com a participação da cantora Cyndi Lauper, cantando a música-tema “The Goonies ‘R’ Good Enough”.

12. A Fantástica Fábrica de Chocolate – (1971)

Que criança não amaria visitar uma fábrica de chocolate com direito a degustação livre? Neste filme, vemos o garoto Charlie Bucket (Peter Ostruim) ganhar o cobiçado “bilhete dourado”, que lhe dava o direito de carregamento vitalício de chocolates Wonka, além de uma visita à maior fábrica de doces do planeta, cujo o dono é o excêntrico Willy Wonka (Gene Wilder). Na companhia do avô e mais quatro crianças, o garoto passa por experiencias inesquecíveis, de onde tira diversas lições. O filme, que é baseado no conto de Roald Dahl, ganhou um remake em 2005, com Johnny Depp na pele do Willy Wonka.

Confira o trailer do remake de 2005, com Johnny Depp.

13. Divertida Mente – (2015)

Quando os pais de Riley decidem deixar a sua cidade natal para viver em San Francisco, a garota, de apenas 11 anos, começa a vivenciar diversas emoções, com uma verdadeira confusão na sala de controle de seu cérebro. Dentro dessa sala, existe a Alegria, o Medo, a Raiva, o Nojinho e a Tristeza, sendo a Alegria a grande líder. Diante das mudanças na vida de Riley, Alegria e Tristeza são expelidas do seu local de origem e, ali, começa a trajetória das duas emoções, percorrendo por ilhas de pensamento em busca do caminho de volta. O filme é repleto de analogias, onde o público pode se divertir e refletir.

14. Up! Altas Aventuras – (2009)

A animação conta a história de um velhinho viúvo, vendedor de balões, chamado Carl Fredricksen que, por conta de uma pressão imobiliária, está prestes a perder a casa em que viveu por anos com sua falecida esposa Ellie. Após um incidente, Carl é forçado a se internar em um asilo. Para impedir tal coisa, ele tem uma ideia mirabolante: encher milhares de balões em sua casa, fazendo com que ela voe e o transporte para onde ele e Ellie sempre quiseram morar. No entanto, seu plano de sossego é interferido por Russell (Jordan Nagai), um menino de 8 anos, que embarcou junto com o senhorzinho.

15. Procurando Nemo – (2003)

Marlin é um peixinho pai superprotetor que perdeu sua esposa nos recifes de coral e, por isso, redobra os cuidados com seu filho, Nemo, um pequeno levado que acaba sendo capturado por um mergulhador. Marlin, então, inicia uma grande jornada, cruzando o oceano em busca do seu amado filhote. Em mar aberto, ele conhece a atrapalhada e esquecida Dory, que o ajuda a viver essa aventura, enquanto Nemo tenta escapar com a ajuda de novos amigos, mas sempre caindo em mãos erradas. O filme ganhou uma continuação em 2016, com “Procurando Dory”.

Confira o trailer de “Procurando Dory“.

16. Carros – (2006)

Relâmpago McQueen é um carro de corrida que vira um astro após uma temporada bem-sucedida. Ao viajar para a Califórnia para uma competição, McQueen e seu caminhão de transporte Mack percorrem a noite toda até serem pegos por um grupo de traiçoeiros. Ele se perde em uma cidadezinha chamada Radiador Springs, onde faz grandes amigos e restabelece prioridades na vida, deixando a fama e troféus em segundo plano. O filme teve duas sequências: “Carros 2” (2011) e “Carros 3” (2017).

17. O Grinch – (2000)

Ícone dos contos natalinos desde 1950, Grinch (Jim Carrey) é um monstro mal-humorado, verde e mesquinho que odeia o Natal. Não satisfeito com a própria infelicidade, ele quer toda vizinhança infeliz também, para isso, cria um plano para impedir que os moradores de Quemlandia comemorem a data, invadindo e roubando todos adereços dessa festa. O personagem foi criado pelo autor infantil Dr. Seuss em seu livro “Como Grinch roubou o Natal” e a produção ganhou um remake, dessa vez em animação, em 2018.

Confira o trailer do remake lançado em 2018.

18. Hotel Transylvânia – (2012)

O trabalho de perseguir e assustar pessoas pode ser bastante cansativo! O Hotel Transilvania é um resort cinco estrelas para esses monstros que desempenham esse trabalho duro. No comando, temos o Conde Drácula (Adam Sandler), que convida os amigos para o aniversário de Melvis, sua filha, que está prestes a completar o 118º aniversário. Tudo vai muito que bem, até que um humano sem noção aparece no resort e, além de causar muita confusão, ainda se apaixona por Mavis. A animação infantil produzida Adam Sandler teve mais duas sequências: “Hotel Transylvânia 2” (2015) e “Hotel Transylvânia 3: Férias Monstruosas” (2018).

19. Detona Ralph – (2012)

A obra, que é um grande deleite para os amantes de jogos antigos, conta a história de Ralph, o vilão de Conserta Felix Jr, um jogo muito popular de fliperama dentro da história do filme. O grandão se sente desprezado pelos colegas de jogo que, além de não o tratarem bem, nunca o convidam para suas festas. Para chamar a atenção dos colegas e, principalmente, de Felix, o mocinho do jogo, Ralph parte em busca de uma medalha de ouro no mundo dos jogos a fora, onde conhece Venellope e, juntos, vivem grandes aventuras. Em 2018, estreou o “WiFi Ralph: Quebrando a Internet”, continuação da produção, em que o doce vilão viaja pelo web mundo.

Veja o trailer do filme “WiFi Ralph: Quebrando a Internet”, lançado em 2018.

20. Ratatouille – (2007)

Remy é um ratinho, residente da cidade de Paris, que tem o sonho de se tornar um grande chef de cozinha. Sabemos que o mundo da culinária não é muito receptivo com roedores, sendo assim, quando Remy se encontra dentro de um dos restaurantes mais finos da cidade parisiense, decide dar vida ao seu sonho secretamente. Com a ajuda de Linguini, um ajudante de cozinha atrapalhado, o ratinho consegue, finalmente, desempenhar seus dotes culinários. O filme foi indicado a cinco categorias do Oscar, e levou para casa a estatueta de Melhor Animação em 2008.

21. Kung Fu Panda – (2008)

Po é um urso panda atrapalhado que sonha em se transformar em um mestre de kung fu, mas que, por enquanto, trabalha no restaurante de macarrão de sua família. Tudo está prestes a mudar quando Po descobre que foi escolhido para cumprir uma antiga profecia e, para tanto, precisa estudar a arte marcial com seus grandes ídolos: Shifu, Garça, Tigresa, Louva-deus, Macaco e Víbora. Po, agora, terá de enfrentar grandes obstáculos para realizar seu sonho, como o traiçoeiro leopardo da neve, Tai Lung. O filme tem uma sequência de mais três filmes, sendo o último, “Kung Fu Panda 4”, de 2016.

22. Valente – (2012)

“Valente” é um filme de animação produzido pela Pixar em 2012, que gira em torno de uma jovem princesa escocesa chamada Mérida. Mérida é uma arqueira habilidosa e uma espírito livre que deseja seguir o seu próprio caminho na vida, desafiando as tradições de seu reino que exigem que ela escolha um pretendente para casar-se.

Quando Mérida desafia as convenções de sua sociedade e busca o auxílio de uma bruxa para mudar seu destino, ela acaba desencadeando uma maldição que ameaça a segurança de todo o seu reino. Agora, Mérida deve usar sua coragem e habilidades para desfazer a maldição e salvar sua família e seu povo. No processo, ela aprende valiosas lições sobre o verdadeiro significado de ser valente.