Os 18 melhores filmes do Universo Cinematográfico Marvel

Compartilhar a Arte faz bem:
Os 18 melhores filmes do Universo Cinematográfico Marvel

Após o primeiro lançamento do Universo Cinematográfico Marvel, em 2008, com Homem de Ferro, a gigantesca empresa que baseia seus filmes em grandes clássicos dos quadrinhos, só demonstra que seu crescimento é exponencial, afinal, em 10 anos já são 22 filmes lançados no mercado e mais alguns em vista para ser lançados e outros em produção.

Mas, nessa lista de filmes, nem todos cumprem o prometido ou o que esperamos deles. Alguns superam as expectativas, já outros apresentam muito mais marketing do que qualidade, gerando todo um furor, mas que não atinge os números ideais de bilheteria.

Por isso, decidimos fazer essa lista, para que os iniciantes se aventurem nos melhore filmes do UCM (Universo Cinematográfico Marvel). Vamos lá?

1. Vingadores: Guerra Infinita – (2018)

Vingadores: Guerra Infinita foi um marco na história do cinema e dos quadrinhos. Foi a primeira vez que todos os heróis do Universo Cinematográfico Marvel se uniram. Temos os Vingadores, compostos pelo Homem de Ferro (Robert Downey Jr.), Capitão América (Chris Evans), Thor (Chris Hemsworth), Hulk (Mark Ruffalo), Viúva Negra (Scarlett Johansson),  Gavião Arqueiro (Jeremy Renner), Homem-Aranha (Tom Holland), Doutor Estranho (Benedict Cumberbatch), Homem Formiga (Paul Rudd), Pantera Negra (Chadwick Boseman), Soldado Invernal (Sebastian Stan), Visão (Paul Bettany), Feiticeira Escarlate (Elizabeth Olsen) e Máquina de Combate (Don Cheadle),  ao lado dos Guardiões da Galáxia, compostos por Peter Quill (Chris Pratt), Gamora (Zoe Saldaña), Drax (Dave Bautista), Rocket (Bradley Cooper) e Groot (Vin Diesel).

Todos esses heróis vão juntar forças contra um inimigo em comum: o poderoso déspota intergalático Thanos. O vilão tem o plano de dominar o universo quando possuir todas as 6 Joias do Infinito, numa busca que o levará de encontro a todos os heróis da Marvel.

Prepare-se para assistir algo que vai além da ação e da aventura, pois o épico filme, não se resume apenas aos heróis, mas também a uma grande profundidade nos sentimentos do vilão Thanos, levando-o ao centro da história, além, é claro, de preparar todo o terreno para o filme mais esperado da franquia: Vingadores: Ultimato, a ser lançado em abril de 2019.

2. Os Vingadores – (2012)

Os Vingadores não poderia ficar de fora da lista dos melhores filmes da Marvel, afinal o filme foi uma verdadeira revolução das histórias de super-heróis dentro do cinema. Nele, entendemos todo o conceito proposto pelos produtores, que era o de unir os maiores heróis da franquia, dando a cada personagem sua devida profundidade.

Nesse primeiro filme que juntou os heróis mais poderosos da Terra, vemos o vilão asgardiano Loki (Tom Hiddleston), irmão de Thor (Chris Hemsworth), roubar da agência S.H.I.E.L.D um valioso artefato, o cubo cósmico chamado Tesseract, que lhe proporciona poderes ilimitados. Nick Fury (Samuel L. Jackson), diretor da S.H.I.E.L.D, logo aciona aqueles que são capazes de defender a humanidade: Homem de Ferro (Robert Downey Jr.), Capitão América (Chris Evans), Thor (Chris Hemsworth ), Hulk (Mark Ruffalo), Viúva Negra (Scarlett Johansson ) e  Gavião Arqueiro (Jeremy Renner).

Trabalhar em equipe será outro desafio dos Vingadores, que terão que  colocar seus egos de lado em prol de um desafio maior.

3. Guardiões da Galáxia – (2014)

Guardiões da Galáxia é um filme que surpreendeu no UCM, pois deu vida e popularidade a personagens antes totalmente desconhecidos pelo público, tornando-se um dos mais queridos dos fãs da franquia pelo carisma de todos os seus personagens.

Peter Quill (Chris Pratt) foi abduzido da Terra quando ainda era criança e se tornou um famoso ladrão do espaço, conhecido como Senhor das Estrelas. Após roubar um artefato precioso que desperta o interesse do poderoso vilão Ronan, O Acusador, ele se torna um foragido do espaço e passa a ser caçado em troca de uma valiosa recompensa. Nessa jornada de fuga, para se proteger, ele faz uma aliança com Gamora (Zoe Saldaña), Drax (Dave Bautista), Rocket (Bradley Cooper) e Groot (Vin Diesel).

No entanto, o grupo descobre que esse objeto tem um poder extraordinário e é capaz de mudar os rumos de todo o universo. Sabendo disso, os Guardiões farão de tudo para mantê-lo seguro. Um filme divertidíssimo, que conta com uma trilha sonora incrível, com clássicos que marcaram o longa, como Hooked on a Feeling, de Blue Swede.

4. Pantera Negra – (2018)

O filme conta a história de T’Challa (Chadwick Boseman), príncipe do reino de Wakanda, um país fictício e muito avançado tecnologicamente situado no continente africano, escondido do mundo exterior por ter em seu território um poderoso elemento: o Vibramium. Após a morte de seu pai, o rei de Wakanda, T’Challa terá que assumir o reino e ainda contar com o desafio de continuar protegendo-o a qualquer custo dos inimigos que querem derrubá-lo do trono, como Killmonger (Michael B. Jordan).

Pantera Negra foi uma grande surpresa dentro do Universo Cinematográfico Marvel. Seu excelente enredo, trazendo para o cinema assuntos importantes como a diversidade e representatividade, com um verdadeiro significado cultural, aliado a incríveis efeitos especiais, fizeram com que o filme fosse muito bem recebido pela crítica, sendo indicado em sete categorias do Oscar 2019, incluindo a de Melhor Filme, tendo vencido em três: Melhor Trilha Sonora, Melhor Figurino e Melhor Design de Produção.

 5. Capitão América: Guerra Civil – (2016)

Após os ataques de Ultron a Sokovia em Vingadores: Era de Ultron, trazendo caos e desespero à humanidade, o governo cria um órgão que regula as ações dos Vingadores. Porém, Steve Rogers, o Capitão América (Chris Evans), não fica satisfeito com a decisão, pois, para ele, os Vingadores devem ser livres caso queiram defender a Terra. Do outro lado, Tony Stark, o Homem de Ferro (Robert Downey Jr.) tem uma visão diferente, acreditando que eles devem cooperar e apoiar a fiscalização do governo. A divergência de opiniões entre os dois resulta em um embate dentro do grupo dos Vingadores, dividindo a equipe, que acaba lutando entre si numa verdadeira guerra civil.

Capitão América: Guerra Civil é um filme mais denso em relação aos demais. O enredo dá aos personagens um tom mais sério e características mais humanas, afinal os super-heróis começam a demonstrar interesses individuais que fogem do intuito de manter a paz, o que, ao contrário, só gera mais conflitos.

6. Guardiões da Galáxia: Vol.2 – (2017)

Mais uma vez Guardiões da Galáxia entra na nossa lista. Mas agora temos um enredo diferente dos demais filmes da Marvel, onde vemos uma história mais sensível e profunda, que nos faz refletir sobre nossas relações com amigos e familiares.

Na trama, os Guardiões da Galáxia precisam encarar os desafios de manter sua recém-família unida, embarcando no misterioso passado de Peter Quill (Chris Pratt), que finalmente conhece seu pai.

Mais um excelente e divertidíssimo filme da franquia, que conta com uma nova trilha sonora de tirar o fôlego, com clássicos como My Sweet Lord, de George Harrison e Father and Son, de Cat Stevens.

7. Capitão América: O Soldado Invernal – (2014)

Após os acontecimentos de Vingadores (2012), Steve Rogers (Chris Evans) continua sua caminhada ao lado da S.H.I.E.L.D., assumindo a responsabilidade em diversas missões, ao mesmo tempo em que tenta se acostumar com o novo mundo à sua volta. Nesse ínterim, surge um novo e misterioso vilão, chamado Soldado Invernal (Sebastian Stan), que está intimamente ligado ao seu passado.

8. Capitã Marvel – (2019)

Capitã Marvel é uma novidade no Universo Cinematográfico Marvel, pois conta uma história diferente das quais estamos acostumados, com as atenções diretamente voltada a apenas uma única super-heroína, e a mais poderosa de todo o universo.

Carol Danvers (Brie Larson) é uma ex-pilota das Forças Aéreas norte-americana que foi exposta a um nível muito elevado de energia após uma explosão, fazendo com que ela perdesse a memória. Com isso, ela foi recrutada pela legião extraterrestre Kree, uma raça que possui uma grande rivalidade com os Skrull, outra obscura raça alienígena que planeja uma invasão ao planeta Terra.

9. Vingadores: Era de Ultron – (2015)

Em Vingadores: Era de Ultron, vemos um filme com uma boa dose de ficção científica, tornando o longa um dos melhores do UCM.

O magnata Tony Stark (Robert Downey Jr.) decide construir um sistema de inteligência artificial que, juntamente com os Vingadores, protegerá o planeta Terra. No entanto, o plano inicial acaba tomando uma forma independente, dando origem a Ultron, um robô com inteligência artificial que decide eliminar toda a raça humana. Novamente, o destino da humanidade está nas mãos dos Vingadores, cabendo a Capitão América (Chris Evans), Thor (Chris Hemsworth), Hulk (Mark Ruffalo), Viúva Negra (Scarlett Johansson ) e Gavião Arqueiro (Jeremy Renner) entrarem em ação para combater o poderoso vilão. O filme ainda introduziu os personagens de Feiticeira Escarlate (Elisabeth Olsen), Mercúrio (Aaron Johnson) e Visão (Paul Bettay).

10. Thor: Ragnarok – (2017)

Em Thor: Ragnarok, vemos o herói asgardiano de uma nova forma, um pouco mais sombria, porém muito mais divertida. Após ser preso em um lado paralelo do universo, Thor (Chris Hemsworth) precisará correr contra o tempo para salvar Asgard da destruição total: o Ragnarok. Com sua nação nas mãos de sua irmã Hela (Cate Blanchett), vilã que deseja destruir o seu mundo, o herói contará com a ajuda do incrível Hulk (Mark Ruffalo) e de seu trapaceiro irmão Loki (Tom Hiddlestone).

11. Doutor Estranho – (2016)

Doutor Estranho é uma introdução sutil ao mundo místico do Universo Cinematográfico Marvel. Esse filme trouxe um ar de novidade à franquia quando os filmes de super-heróis se encontravam em baixa.

O filme conta a história de Stephen Strange (Benedict Cumberdbatch), um bem-sucedido e arrogante neurocirurgião cuja vida é destruída após um acidente que deixa suas mãos debilitadas.

Em uma busca incansável pela sua recuperação, ele parte para um lugar muito distante onde existe esperança de cura, o misterioso Kamar-Taj, localizado em Katmandu. Nessa jornada, ele é treinado por um ancião para se tornar um grande mago. No entanto, ele terá que tomar difícil decisão, a de retornar à sua vida passada ou lutar contra forças malignas que desejam destruir a humanidade.

12. Homem-Aranha: De Volta ao Lar – (2017)

Depois de lutar ao lado do Homem de Ferro em Capitão América: Guerra Civil, Peter Parker (Tom Holland) retorna à vizinhança para combater pequenos crimes. No entanto, logo é surpreendido pelo vilão Abutre (Michael Keaton), um ex-proprietário de uma empresa que foi forçada a sair do mercado e que se torna traficante de armas após de beneficiar das tecnologias Chitauri encontradas após a Batalha de Nova York, em Vingadores (2012).

Homem-Aranha: De Volta ao Lar traz novamente para o cinema o carisma e o senso de humor calibrado de um dos heróis mais queridos do público fã dos quadrinhos.

13. Homem-Formiga e a Vespa – (2018)

Homem Formiga e a Vespa é uma junção do que mais agrada os fãs do cinema: comédia, ação e super-heróis.

Scott Lang (Paul Rudd) é condenado a cumprir dois anos de prisão por ter quebrado o Tratado de Sokovia na sua luta ao lado de Steve Rogers (Chris Evans) contra o Homem de Ferro em Capitão América: Guerra Civil (2016). Nos últimos dias dessa aposentadoria forçada, ele tem um sonho estranho com Janet Van Dyne, a Vespa (Michelle Pfeiffer) original, que está há 30 anos desaparecida após entrar no Reino Quântico. O sonho, na verdade, é um chamado para que ele realize uma nova missão: construir um novo túnel quântico para resgatá-la.

14. Capitão América: O Primeiro Vingador – (2011)

Capitão América: O Primeiro Vingador é um filme com uma adaptação bem fiel às histórias em quadrinhos. Não é à toa que ele é considerado pelos fãs como um dos melhores filmes da Marvel.

Steve Rogers (Chris Evans) é um jovem patriota que se voluntaria a participar de um experimento ultrassecreto do exército norte-americano, que tem como objetivo criar um super soldado para atuar nas linhas de frente dos combates da Segunda Guerra Mundial contra os nazistas.

15. Homem de Ferro – (2008)

O 1º filme do Universo Cinematográfico Marvel revolucionou o conceito de super-herói no cinema, sendo um verdadeiro marco da franquia.

O filme conta a história do gênio e biolionário Tony Stark (Robert Downey Jr.) dono de uma indústria bélica, que é sequestrado no Afeganistão após a realização de um teste de suas armas. Por ser um excelente engenheiro, os terroristas obrigam-no a construir uma arma letal. Utilizando-se de sua inteligência, Tony constrói sua primeira armadura para lutar contra os inimigos. De volta aos EUA, ele estuda formas de aperfeiçoar sua armadura para o bem.

16. Homem Formiga – (2015)

Dr. Hank Pym (Michael Douglas) é demitido da sua própria empresa, mas precisa resgatar sua poderosa fórmula do encolhimento antes que ela seja usada por seu antigo pupilo. Para isso, ele vai contar com Scott Lang (Paul Rudd), um talentoso ladrão que o ajudará a resgatar a fórmula.

Homem Formiga foi um filme sem tantas pretensões, visto que o personagem não era tão conhecido à época. No entanto, o senso de humor divertidíssimo do filme o tornou muito bem recebido pela crítica.

17. Thor – (2011)

Thor (Chris Hemsworth) é o príncipe de Asgard e está se preparando para receber o reino das mãos de seu pai, Odin (Anthony Hopkins). No entanto, após Thor desobedecer ordens expressas de seu pai, quase gerando uma guerra entre asgardianos e forças inimigas, ele sofre a penalidade de ficar sem seus poderes e é enviado para a Terra para se tornar mais humilde. Thor entra numa jornada para recuperar seu martelo e impedir que seu invejoso e traiçoeiro irmão Loki assuma o poder de Asgard.

Esse filme se torna tão especial pelo fato de sermos introduzidos em uma realidade que ainda é muito misteriosa para nós, humanos: o fato da existência (ou não) de outras vidas no universo, dando ao filme um toque de fantasia e fugindo das explicações exatas da ciência.

18. O Incrível Hulk – (2008)

Se você curte muita ação e pancadaria, esse, com certeza, será um dos seus heróis prediletos. Após uma exposição à radiação gama, o cientista Bruce Banner (Edward Norton) sofre uma mutação genética que o transforma, em momentos de muita raiva e tensão, em um gigantesco mostro verde que tem uma força incontrolável.

Em busca da cura ou controle desse monstro dentro de si, Bruce se refugia, pois só assim ele poderá voltar para seu lar e viver ao lado da mulher que ama. Ao mesmo tempo, ele está fugindo de forças que desejam capturá-lo para explorar sua mutação.