Quadro A Noite Estrelada, de Vincent Van Gogh

Compartilhar a Arte faz bem:

O quadro A Noite Estrelada de Vincent Van Gogh é uma obra prima e referência do estilo pós-impressionista do século XIX, um dos ícones da arte e extremamente valorizado hoje pela cultura pop ocidental, .

Em seu quadro A Noite Estrelada, Van Gogh atinge o ápice de sua capacidade artística, sendo o quadro composto por técnicas de alto nível que, posteriormente, foram estudados e considerados posteriormente como parte do estilo denominado pós-impressionista. As pinceladas fortes de Van Gogh refletem sua intensidade emocional e sua vibração na forma de se expressar através da arte. Sem religião, o autor deixou explícito em palavras que, quando sentia a necessidade da religião, saía a noite para pintar as estrelas. Assim, para Van Gogh, A Noite Estrelada pode ser considerado um grande ápice de seu próprio embate interno entre a sanidade e o delírio, entre a sua fé e o seu dom artístico.

noite estrelada

A análise do quadro A Noite Estrelada passa tanto por sua composição quanto pela técnica do artista. O quadro foi pintado representando um momento pouco antes do nascer do sol, tendo a lua como principal atrativo, que chama a atenção por sua cor vibrante amarela e sendo pintada com uma técnica típica do artista. Além disso, o próprio tamanho das estrelas é desproporcional ao restante do quadro, chamando a atenção do admirador ao tom vibrante e aceso das mesmas, que parecem saltar e se destacar de todos os demais tons mais escuros do quadro.

O vilarejo retratado no quadro, na verdade não existia. É sabido que o quadro foi pintado a partir da janela de seu quarto no hospício, onde fora internado, mas deste ponto de vista não havia qualquer vilarejo. A inserção no quadro indica um desejo do pintor em retratar algo que estava além de seu alcance, podendo o vilarejo simbolizar o local onde viveu a sua infância, ou mesmo o antigo lugar onde morava em sua casa amarela quando mais velho.

Alguns elementos da obra A Noite Estrelada merecem um destaque especial. O quadro é pintado em tinta a óleo sobre tela, e a técnica utilizada pelo autor reflete tanto sua personalidade quanto sua paixão pela ideia do impressionismo. As curvas, o destaque de contraste entre as cores e a construção de uma sensação muito além do mero retrato de uma janela influenciara pintores modernistas nos séculos seguintes até os dias de hoje.

O quadro A Noite Estrelada foi feito no ano de 1889, quando o pintor tinha então 33 anos de idade. Neste período, o pintor já seguia em plena produção artística impressionista, sendo o quadro um grande reflexo daquela época. A ideia do impressionismo era retratar a realidade levando em consideração as subjetividades de cada pintor, as influências do contexto da época a fim de passar uma imagem não apenas fiel à realidade, mas que ia além da mesma.

Esta subjetividade encontrou espaço com Van Gogh, que se tornou um dos expoentes do modelo pós-impressionista. Assim, para uma interpretação do quadro A Noite Estrelada, se faz necessário entender não apenas a história de vida do seu pintor, mas também suas influências artísticas. Sua mudança para o interior do sul da França, por exemplo, se deu, pois, o mesmo, ao estudar a arte japonesa, se encantou pelas luzes e desejou poder viajar ao país para retratá-la.

Seu tutor então comentou que os tons de luz no sul da França são os mesmos do Japão, o que fez com que o autor, meses depois, se mudasse para sua casa amarela, onde então passou pelo seu período de grande inspiração, mas também de grande dificuldade financeiras. O uso excessivo de tabaco e a precariedade da vida por conta da falta de dinheiro agravaram seus problemas psicológicos e o fez ter problemas com pessoas próprias e consigo mesmo.

Muitos podem parecer surpresos ao tomarem conhecimento do tamanho do quadro A Noite Estrelada. Suas medidas são de apenas 73,7cm × 92,1cm. Por ser um quadro famoso e muitas vezes replicado, o tamanho reduzido pode causar certa estranheza, mas as grandes maiorias dos quadros do pintor seguem este padrão de tamanho. Além disso, sua técnica também dava preferência a tintas a óleo, o que também pode ter causado danos a sua saúde.

História de Van Gogh

Para compreender quem foi Van Gogh, é importante conhecer sobre seu passado, seus surtos e o seu trágico fim. A história de Van Gogh influenciou de diferentes formas sua carreira artística. Vincent era o mais velho de quatro irmãos, e possivelmente herdou sua capacidade artística de sua mãe, que também era pintora. Teve de largar os estudos para ajudar financeiramente em casa, passando a trabalhar em uma oficina de artes da família. Depois de uma sequência de desilusões amorosas, passou a dedicar-se ao estudo da pintura com óleo sobre tela, e assim tentava ganhar a vida, mas tendo que contar sempre com a ajuda de seu irmão mais novo, Theo, pois passava por sérias dificuldades financeiras. Após um período de descobertas e dificuldades, Vincent teve um surto e se auto infligiu, decepando parte de sua orelha esquerda. Após este incidente, aceitou se internar no hospício de Saint-Rémy-de-Provence, onde então pintou seu quadro A Noite Estrelada.

Sua saúde era extremamente debilitada, pois preferia gastar o pouco que conseguia com a venda de seus quadros em novas telas e óleos, pintando em média um quadro por dia. Além disso, padecia febrilmente de problemas psicológicos, o que pode ser reparado na forma com que se expressava através de seus quadros. Todos eles seguem uma técnica com pinceladas vigorosas, que logo assumiram uma técnica de espirais, característica do movimento pós-impressionista.

Apesar de todo o vigor para a pintura, o pintor tirou a própria vida ao atirar em si mesmo na barriga, e morrendo depois de um tempo por conta de complicações causadas pelo ferimento. Seu irmão Theo foi, durante todo este período, aquele com quem Vincent sempre pôde contar, e, após sua morte, entrou em uma grande depressão, morrendo meses depois. Apesar de toda a história trágica, a mãe de Vincent conseguiu experimentar ainda em vida o prestígio que se gerou quando os quadros de Vincent puderam pela primeira vez ser expostos em uma galeria francesa, onde rapidamente ficaram famosos. Hoje, seus quadros estão entre os mais caros do mundo, o que contrasta em muito com toda a dificuldade enfrentada pela família e por Vincent quando em vida.

Outras obras de Van Gogh retratam também outros momentos da vida do autor, como seu quadro A Casa Amarela, que retrata o período em que o mesmo viveu sozinho em um povoado no interior da França. Quarto em Arles é outra obra famosa do autor pós-impressionista que é considerada uma obra prima da perspectiva e do uso de cores e simbologias. Outras obras relevantes do autor são os quadros Girassóis, seu Autorretrato com a orelha enfaixada e a Vista de Arles com Lírios.

O quadro A Noite Estrelada faz parte da exposição do MoMA, o Museu de Arte Moderna de Nova Iorque, desde 1941 e está aberto para visitação do público. O quadro em muito se parece com outro do autor, chamado A Noite Estrelada sobre o Ródano, sendo Ródano um importante rio europeu. Este segundo quadro, um pouco menos famoso, mas muito parecido em técnica e imagem está exposto no Musée d’Orsay, em Paris, França.