Quadro A Persistência da Memória de Salvador Dalí

Compartilhar a Arte faz bem:

Como pintor surrealista, o espanhol Salvador Dalí é um dos artistas mais enigmáticos do século XX. Conhecido por desenvolver e combinar com maestria imagens estranhas e bizarras, sua obra de arte mais famosa é, provavelmente, o quadro A Persistência da Memória, de 1931, muitas vezes chamada de “Relógio” e amplamente considerada como uma obra-prima do surrealismo.

O 1º Marquês de Dalí de Púbol, título que o pertencia, recebeu influência dos mestres do classicismo, atuando também em obras artísticas no cinema, esculturas e fotografia. Cooperou com Walt Disney e Alfred Hitchcock, além de ter escrito poemas na mesma linha surrealista.

Dalí tendia sempre as práticas extravagantes, aborrecendo muitas vezes os apreciadores e críticos de sua arte, que achavam que o excentrismo acabava ofuscando as obras. O pintor adorava tudo o que era dourada e continha luxo.

pintor salvador dalí

Análise do Quadro A Persistência da Memória

O significado do quadro A Persistência da Memória não é fácil de entender. Na pintura abstrata, quatro relógios estão em destaque numa cena árida, enquanto parecem murchos.

Embora isso possa figurar estranho o suficiente, os relógios não são planos, como poderia se esperar que fossem, e estão dobrados fora de forma, parecendo estar no ato de derreter.

De maneira surrealista clássica, essa justaposição estranha e inesperada coloca muitas questões diretamente antecipadas, desafiando a lógica e a razão. Sobre por que esses relógios derretem? Por que estão no deserto? Onde estão todas as pessoas?

Uma vez que o assunto e o conteúdo da pintura aparente o ilógico e irracional, pode-se surpreender com a qualidade representativa e quase fotográfica do quadro, se encaixando bem com a própria descrição de Dalí sobre suas obras serem “fotografias de sonhos pintadas à mão”.

O conceito de “sonho” é completo na compreensão do surrealismo e também desempenha um papel crucial no significado da Persistência da Memória.

 

Compreender que o quadro descreve mais provavelmente um estado de sonho é a primeira parte do caminho para o significado desta pintura. Se a Persistência da Memória descreve este estado, os relógios derretidos e distorcidos simbolizam a passagem errada de tempo do inconsciente que experimentamos ao sonhar.

Existem muitas maneiras diferentes de interpretar o significado da pintura. Se olharmos a arte através da perspectiva de um estado de sonho, os relógios distorcidos não têm nenhum poder no mundo irreal e estão derretendo por causa disso.

No quadro, Salvador Dalí ilustra como inútil, irrelevante e arbitrário o conceito de tempo real estando dentro do estado dos sonhos. Muitos estudiosos de arte debatem sobre se esses relógios são relógios ou, de fato, relógios de bolso, acessórios muito populares nos anos 1920 e 1930, quando os surrealistas trabalhavam.

Era comum os movimentos modernistas rirem da maioria das coisas que a sociedade da classe média levava a sério, e isso incluía a importância que davam a objetos como relógios de bolso, que marcavam a passagem do tempo real.

  • Alguns estudiosos de arte acreditam ainda que os relógios derretidos de Dalí podem simbolizar a inovadora Teoria da Relatividade de Albert Einstein, uma ideia nova e revolucionária na cultura da década de 1930.
  • Salvador Dalí usa sarcasmo no título da pintura para adicionar um significado mais escuro à imagem. Os relógios estão perdendo seu poder neste mundo dos sonhos. Eles estão literalmente derretendo, e assim aparentam qualquer coisa menos “persistente” na representação do artista. Do mesmo modo, as formigas comendo o relógio vermelho também simbolizam a natureza decadente e, portanto, provisória durante a passagem do tempo.
  • O significado possivelmente autobiográfico do título da pintura Persistência da Memória poderia muito bem se referir à própria memória de Dalí no ambiente de infância. Uma leitura autobiográfica poderia explicar o ambiente abandonado e desabitado da paisagem na pintura, não visitada desde a infância de Dalí.

Elementos do Quadro A Persistência da Memória

  • O quadro foi pintado durante uma alucinação – Na época da criação da pintura em 1931, Dalí aperfeiçoou seu “método paranoico crítico”. O artista tentaria entrar em um estado meditativo de alucinações psicóticas auto induzidas para que pudesse fazer o que ele chamou de “fotografias de sonhos pintadas à mão”.
  • Não é uma pintura grande em tamanho – O quadro é um dos maiores triunfos de Dalí, mas a pintura real de óleo sobre tela mede apenas 9 1/2 “x 13” cm.
  • Deu fama mundial ao pintor – Dalí começou a pintar quando tinha apenas seis anos de idade. Na juventude, flertou com a fama, trabalhando com o cineasta espanhol Luiz Buñuel. Apesar dos primeiros rumores, a grande ruptura de Dalí não ocorreu até que ele criou seu trabalho de assinatura, a imprensa e o público ficaram loucos por ele quando o quadro “Persistência da Memória” apareceu na Galeria Julien Levy, em Nova York, no ano de 1932.
  • A pintura permaneceu em Nova York graças a um doador anônimo – Após a exposição na galeria, um patrono comprou a peça e doou-a ao Museu de Arte Moderna em 1934. A imagem foi destaque da coleção do MoMA por 80 anos até os dias atuais.
  • Na época Dalí não era mais surrealista certificado – Pelo menos, ele não era considerado um pela sociedade oficial surrealista. Embora Dalí tenha se tornado o pintor surrealista mais famoso do mundo, seus companheiros surrealistas tinham suspeitas sobre as supostas inclinações fascistas do pintor. Ao sair, Dalí declarou: “Eu mesmo sou o surrealismo”.
  • A pintura se tornou um ícone na cultura pop – Foi referência na televisão em Os Simpsons, Futurama, Hey Arnold, Doctor Who e Sesame Street. Também foi citado na animação Looney Tunes: De Volta a Ação, na popular banda do desenho The Far Side, e em videogames como EarthBound e Crash Bandicoot 2: N-Tranced. Foi até parodiado para zombar o escândalo de 2015 da NFL.