Música Perfeição, de Legião Urbana

Compartilhar a Arte faz bem:

A banda brasileira Legião Urbana é um grande ícone da história do rock nacional. Formada em Brasília na década de 80, foi composta por Renato Rocha, Renato Russo, Marcelo Bonfá e Dado Villa-Lobos, possui mais de 15 álbuns e sendo uma inspiração a músicos de todo o mundo ainda hoje. As letras da banda sempre seguiram um viés político, um rock alternativo com a capacidade de trazer reflexões da época sobre amor, desigualdade, hipocrisia e outras questões da sociedade brasileira.

Assim como a grande parte das músicas mais famosas da banda, Perfeição segue com sua postura crítica à sociedade em todos os seus principais valores deturpados, como a inveja, os descasos, a tristeza, a vaidade e outros pecados mais humanos.  A música foi composta Marcelo Bonfá, Villa Lobos e Renato Russo, e a letra é cheia de intenções a comemorações e festejos a grandes problemas como no trecho “Vamos celebrar a fome” ou “Vamos machucar o coração”; É importante então entender a sátira a essas celebrações uma vez que os autores utilizaram da ironia para passar justamente a imagem ao contrário desta.

perfeição legião urbanaPode-se passar por despercebido e a música acabar por não ser compreendida da maneira que deve ser.  Os detalhes e a preocupação na interpretação das figuras de linguagem utilizadas pela banda em tantas outras músicas, como também nessa, é essencial para se ler bem a mensagem que a música deseja passar a quem a escuta. Perfeição Legião Urbana é um perfeito exemplo desta forma de se produzir música política.

A música Perfeição da Legião Urbana é do sexto álbum da banda, O Descobrimento do Brasil, lançado em 1993. O disco é o sexto álbum da banda que possui outras treze faixas. O Significado da música perfeição é uma crítica direta a todas as desvirtudes sociais, a festa que se promove apesar dos grandes males que afligem a todos, e que por muitas vezes são esquecidos ou ignorados em meio a celebrações. Assim, como todos esses erros permanecem enquanto as pessoas permanecem celebrando carnavais.

Análise da música Perfeição

Para se chegar a uma interpretação da música Perfeição, é importante entender a sua principal característica: a Ironia. A ironia é quando em um dado contexto se busca dizer o oposto ao que realmente é dito. Ao se dizer o contrário do que se quer expressar, a música cumpre com o papel social de chamar a atenção a problemas e hipocrisias da sociedade.

Com esse sentido é importante notar de pronto o nome da música Perfeição que logo contrasta com o conceito de imperfeição, erros e defeitos que a música retrata. O significado de perfeição é a ausência de defeitos, entretanto, durante toda a letra da música são retratados os principais defeitos e falhas de caráter. A música trás à tona problemas históricos do Brasil como a corrupção, o comodismo, a vaidade e o consumismo.

O ano de lançamento da música perfeição é muito importante para entendermos o momento da carreira do cantor Renato Russo. Em 1993 ele estava lutando contra a sua dependência química enquanto também seguia com seu tratamento contra o HIV. Assim, o álbum apresenta um tom de angústia apesar de ser otimista. Legião Urbana, perfeição é a 46ª música lançada e a 4ª faixa do álbum.