Filme As Aventuras de Pi

Compartilhar a Arte faz bem:

O filme As Aventuras de Pi (em original, Life of Pi) foi lançado em novembro de 2012 e recebeu onze indicações ao Oscar, incluindo o quesito melhor filme. O enredo do filme narra a vida de Pi, um indiano de família pobre que depois de um naufrágio passa por diferentes aventuras até que finalmente é resgatado. Apesar de ser um enredo simples, há filosofia presente em cada uma das aventuras. Em suas aventuras, PI conta com a companhia de um tigre de bengala, famoso animal indiano que está em risco de extinção.

as aventuras de pi

Significado do filme As aventuras de Pi

As aventuras de Pi vai muito além de uma história de amizade entre seres humanos e animais, ou sobre superação e sobrevivência a um naufrágio. De maneira singela, Pi  ao narrar a sua própria história leva o telespectador a observar todas as nuances e perspectivas que a história pode carregar. Por fim, sua aventura pode ser encarada como uma parábola que ensina sobre religiões, sobre fé, medos, superação e sobre as diferentes perspectivas que um mesmo acontecimento pode ter, bastando apenas que haja um narrador e um observador que sejam distintos. A história pode ser contada e interpretada de diferentes formas, cabe ao interlocutor também fazer a sua escolha quanto à forma pela qual acredita ou não em tudo. Trata-se de uma questão de fé.

Sinopse do filme As Aventuras de Pi

A história do filme narra a vida de Pi, um garoto indiano que nasceu no interior da Índia e trabalha com a família em um zoológico. Sua experiência com animais, seus medos e sua fé são testados quando o navio em que toda a família e os animais do zoológico sofre um naufrágio. Ao narrar a história, Pi conta que sobreviveu em um bote salva vidas com alguns outros animais, mas que por fim, sobreviveriam apenas ele e o tigre de Bengala, Richard Parker.

Resumo do filme As Aventuras de Pi

O filme está centrado em uma história alegórica que mais se importa com o significado e as conclusões tiradas de toda a sua experiência do que com os próprios fatos em si. Assim, o telespectador pode terminar por assistir o filme e sentir que foi enganado, que não conhece a história de fato. Esse é o diferencial do filme, que busca antes de tudo fazer refletir sobre os desafios e aventuras da vida, ainda que elas aconteçam da forma mais inacreditável possível. Os animais e as pessoas no filme possuem papéis equivalentes, cada um carregando consigo uma mensagem a ser descoberta somente quando o filme acaba.

Análise do filme As Aventuras de Pi

Depois de semanas a deriva, os dois buscam sobreviver e encontrar formas de dialogar e cooperarem entre si, apesar de suas naturezas tão distintas. A interpretação do filme As Aventuras de Pi tem um potencial filosófico muito grande, e abrange três principais religiões: o hinduísmo, o catolicismo e o islamismo. A história dialoga com essas três religiões e demonstra como todas abrangem a fé, mas cada uma com seu potencial, seu enfoque. O narrador personagem, ao contar sua história de superação deixa em aberto às questões de religião e foca no conceito de fé, uma vez que foi ela quem o fez ser capaz de sobreviver ao naufrágio.

Assim, a temática do filme As Aventuras de Pi vai muito além da abordagem de sobrevivência a um naufrágio. A história está cheia de metáforas que são explicadas pelo próprio personagem que narra suas experiências a um entrevistador interessado em buscar inspirações para si.

Elenco do filme As aventuras de Pi

O elenco do filme é composto por uma série de escolhas muito bem pensadas, que fazem o filme fluir em uma atuação impecável. O personagem principal, Piscine Molitor “Pi” Patel é interpretado por: Gautam Belur, Ayush Tandon, Suraj Sharma e Irrfan Khan. Tabu interpreta o papel de mãe de Pi, Adil Hussain pai e o irmão Ravi Patel é interpretado por Ayan Khan, Mohamed Abbas Khaleeli e Vibish Sivakumar.

As Aventuras de Pi: prêmios e indicações

O filme foi indicado há onze categorias do Oscar e ganhou quatro estatuetas: Melhor direção, melhor trilha sonora, melhor fotografia e melhores efeitos visuais.  As demais indicações foram de melhor filme, melhor edição, melhor edição de som, melhor mixagem de som, melhor canção original, melhor roteiro adaptado e melhor direção de arte. Em outras premiações, o filme foi destaque, vencendo por exemplo o Palm Spring International Festival e melhor trilha sonora do Globo de Ouro em 2013.

As Aventuras de pi: produção

Toda a produção do filme é dirigida pelo diretor Ang Lee e teve seu roteiro todo elaborado em conjunto com David Magee. Todo o roteiro do filme tem origem no romance escrito por Yann Martel em 2001, também chamado Life of Pi. Entretanto, é importante ressaltar que o autor do livro se baseou na obra do brasileiro Moacyr Scliar, Max e os Felinos, de 1981.

O filme foi produzido pela produtora Fox e contou com o trabalho de Gill Netter e David Womark. A bilheteria do longa metragem chegou a mais de 600 milhões de dólares, tendo por gasto de produção 120 milhões de dólares.